Postura cartográfica nos percursos de pesquisa

Autores

  • Maria de Lourdes da Silva Neta IFCE
  • Antonio Germano Magalhães Junior UECE
  • Sarah Bezerra Luna Varela Machado UECE

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.AO04

Resumo

As descrições dos percursos metodológicos das pesquisas são relevantes pelo fato de apontarem os caminhos percorridos pelos investigadores na exploração dos objetos, na constituição das aprendizagens e na superação de dificuldades no/do pesquisar. Nosso escrito teve por objeto as narrativas de sujeitos sobre a cartografia como postura investigativa adotada por um grupo de pesquisadores na área de Educação. Objetivamos compreender as experiências de percurso constituídas por professores/pesquisadores em formação que utilizam a postura cartográfica como atitude perante o exercício da pesquisa. A pesquisa de cunho qualitativo recorreu às dimensões bibliográfica e documental e utilizou os relatórios dos pesquisadores, atentando para três pistas: dificuldades, estratégias e aprendizagens. A postura cartográfica motivou o espírito científico e a incerteza na busca do conhecimento no percurso formativo do grupo de pesquisadores.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes da Silva Neta, IFCE

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.  Doutora e Mestre em Educação

Antonio Germano Magalhães Junior, UECE

Professor da Universidade Esadual do Ceará, Doutor em Educação Brasileira

Sarah Bezerra Luna Varela Machado, UECE

Professora da Universidade Esadual do Ceará, Doutoranda em Educação

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Publicado

2019-03-22

Como Citar

Silva Neta, M. de L. da, Magalhães Junior, A. G., & Machado, S. B. L. V. (2019). Postura cartográfica nos percursos de pesquisa. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 386–406. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.AO04