As particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto Cégep em Rede

Autores

  • Bruno Poellhuber Universidade de Montreal
  • Marie-Noëlle Fortin Universidade de Montreal
  • Sirléia Ferreira Silva Rosa UEMG/FaE/CBH

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2410

Resumo

Este artigo apresenta uma vertente dos resultados de um projeto depesquisa-ação centrado na colaboração a distância (telecolaboração)entre professores de estabelecimentos distantes, a fim de favorecer odesenvolvimento profissional desses professores e dinamizar os programasoferecidos a pequenos grupos. De maneira muito específica, o artigoexplica os fatores que contribuíram para o sucesso da colaboração adistância entre os professores participantes. Tal projeto, denominadoCégeps em Rede, conduzido pelo Cefrio (Centro Francófono deInformação das Organizações), consiste em agrupar classes de mesmosprogramas a pequenos grupos em Cégeps diferentes. Uma garantia dosucesso da colaboração entre professores – que a diferencia da colaboraçãoa distância entre estudantes – parece ser uma comunicação frequente econtínua que se realiza por meio de uma diversidade de meios tecnológicos,bem como por encontros presenciais ocasionais. No âmbito da pesquisa,o desenvolvimento de um modelo teórico unificado aplicável tanto àcolaboração entre professores quanto à colaboração entre estudantes, etanto à colaboração a distância quanto à colaboração presencial, seria umavanço apreciável.

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Publicado

2010-07-07

Como Citar

Poellhuber, B., Fortin, M.-N., & Ferreira Silva Rosa, S. (2010). As particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto Cégep em Rede. Revista Diálogo Educacional, 10(31), 541–560. https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2410