A perspectiva da qualidade da educação presente nas ações do Conselho Municipal presente nas ações do Conselho Municipal de Educação de Rio Verde – GO

Autores

  • Elizabeth Gottschalg Raimann Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.
  • Renata Freitas Dias Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. EMEI Maria da Glória de Souza Machado, em Jataí/GO.

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.DS05

Resumo

O artigo objetiva apresentar os resultados de pesquisa, na qual se buscou analisar a perspectiva da qualidade da educação presente nas ações do Conselho Municipal de Educação de Rio Verde/GO (COMERV). Para isso, fez-se uma pesquisa exploratória e documental em atas, resoluções e legislação vigente do COMERV, entre os anos de 1997 a 2016. A análise foi subsidiada pelas contribuições de Bordignon (2009), Lima (2001, 2010) e Motta (1984). As categorias de análise foram: qualidade, autonomia e participação. Como resultados, as ações do Conselho apontam para possibilidades de se buscar a qualidade da educação mediante ações de inclusão, melhoria no atendimento aos alunos e revisão no atual sistema de eleição de seus participantes. Sobre as normas atuais relacionadas à eleição dos membros do Conselho, foi possível concluir que a escolha pelo chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice apresentada pela comunidade, tem comprometido a ação democrática e a qualidade da educação. A boa vontade e conhecimento dos conselheiros não bastam para romper o paradigma da participação limitada, tendo em vista, principalmente, que os conselhos municipais de educação têm o desafio de trabalhar a sua função mobilizadora e propositiva junto à sociedade, posicionando-se contra as situações que impossibilitem a qualidade social da educação

 

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Biografia do Autor

Elizabeth Gottschalg Raimann, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

Licenciatura em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atua como docente na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Exerce atividades de ensino na graduação e pós-graduação Mestrado em Educação, área de políticas educacionais, gestão e formação de professores. Pesquisadora na área de política e gestão educacional, trabalho e profissionalização docente e formação de professores. Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GPEDE) Universidade Federal de Uberlândia/MG, e Núcleo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE) Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí, Membro do GEP-CMEBr- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil

Renata Freitas Dias, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. EMEI Maria da Glória de Souza Machado, em Jataí/GO.

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2003) e Direito pela Universidade de Rio Verde Goiás.. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás- Regional de Jataí. Atualmente é gestora da EMEI Maria da Glória de Souza Machado, participa do grupo de pesquisa Conselho Municipal de Educação e do grupo de estudo Formação de Professores pela UFG-Jatai.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Raimann, E. G., & Dias, R. F. (2018). A perspectiva da qualidade da educação presente nas ações do Conselho Municipal presente nas ações do Conselho Municipal de Educação de Rio Verde – GO. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 390–415. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.DS05