A dicotomia fato/valor e sua significação para as ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.060.AO05

Palavras-chave:

Dicotomia fato/valor, Empirismo lógico, Educação científica, Putnam, Quine

Resumo

A dicotomia fato/valor nomeia o entendimento segundo o qual fatos e valores são de domínios diferentes que jamais se encontram. De acordo com Hilary Putnam, essa dicotomia — que tem raízes na filosofia do empirismo lógico — merece uma investigação aprofundada: por um lado, um escrutínio teórico mostra que ela é falsa e insustentável; por outro lado, no entanto, ela segue vigorando na vida prática como um forte obstáculo ao diálogo e ao pensamento crítico. À luz da argumentação de Putnam, este artigo oferece uma apresentação abrangente dessa dicotomia (seção 1) bem como dos argumentos que a levam ao colapso (seção 2). Em seguida (seção 3), a significação da imbricação fato-valor é explorada, em particular no que tange às ciências da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Fernando Meurer, Universidade Federal do ABC

Doutor em Filosofia. Professor no Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFABC

Referências

AZEVEDO-SANTOS, W.; FEARNSIDE, P.; OLIVEIRA, C.; PADIAL, A.; PELICICE, F.; LIMA, D.; SIMBERLOFF, D.; LOVEJOY, T.; MAGALHÃES, A.; ORSI, M.; AGOSTINHO, A.; ESTEVES, F.; POMPEU, P.; LAURANCE, W.; PETRERE, M.; MORMUL, R.; VITULE, J. Removing the abyss between conservation science and policy decisions in Brazil. Biodiversity and Conservation, v. 26, n. 7, p. 1745-1752, 2017. https://doi.org/10.1007/s10531-017-1316-x

BRANDOM, R. Freedom and constraint by norms. American Philosophical Quarterly, v. 16, n. 3, p. 187-196, 1979. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20009758. Acesso em: 30/06/2020.

BRIGANDT, I. Social values influence the adequacy conditions of scientific theories: beyond inductive risk. Canadian Journal of Philosophy, v. 45, n. 3, p. 326-356, 2015. https://doi.org/10.1080/00455091.2015.1079004

BURGE, T. Philosophy of language and mind: 1950-1990. The Philosophical Review, v. 101, n. 1, p. 3-51, 1992. https://doi.org/10.2307/2185043

CARNAP, R. Formal and factual science. In: FEIGL, H.; BRODBECK, M. (Eds.). Readings in the philosophy of science. New York: Appleton Press, 1953. p. 123-128.

CARNAP, R. The unity of science. New York: Routledge, 2011. (Série Routledge Revivals).

CORDEIRO, M. D. Ciência e valores na história da fissão nuclear: potencialidades para a educação científica. 2016. Orientador: Luiz Peduzzi. 228f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

CORDEIRO, M. D.; PEDUZZI, L. Valores, métodos e evidências: objetividade e racionalidade na descoberta da fissão nuclear. Alexandria, v. 9, n. 1, p. 235-262, 2016. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p235

DASTON, L.; GALISON, P. Objectivity. New York: Zone Books, 2007.

DOUGLAS, H. Why inductive risk requires values in science. In: ELLIOTT, K.; STEEL, D. (Eds.). Current controversies in values and science. New York; London: Routledge, 2017. p. 81-93.

ELLIOTT, K.; STEEL, D. (Eds.). Current controversies in values and science. New York; London: Routledge, 2017.

FREITAS, L. B.; LUZ, N. S. Gender, science and technology: the state of the art according to journals of gender studies. Cadernos Pagu, v. 49, e174908, 2017. https://doi.org/10.1590/18094449201700490008

FREGE, G. The foundations of arithmetic: a logico-mathematical enquiry into the concept of number. 2. ed. New York: Harper & Brothers, 1960.

FREGE, G. Conceptual notation, a formula language of pure thought modelled upon the formula language of arithmetic. In: FREGE, G. Conceptual notation and related articles. Oxford: Oxford University Press, 1972.

GLOCK, H.-J. What is analytic philosophy? Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

HUME, D. A treatise of human nature. Critical edition by David Norton and Mary Norton. Oxford; New York: Oxford University Press, 2007.

KANT, I. Critique of pure reason [CPR]. Translated and edited by P. Guyer and A. W. Wood. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

KANT, I. Lectures on logic. Translated and edited by J. M. Young. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

KANT, I. Prolegomena to any future metaphysics. Translated and edited by Gary Hatfield. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

KENNY, A. Frege: an introduction to the founder of modern analytic philosophy. Oxford; Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2000.

LAUDAN, L. Science and values: the aims of science and their role in scientific debate. Berkeley: University of California Press, 1984.

LONGINO, H. Cognitive and non-cognitive values in science: rethinking the dichotomy. In: NELSON, L. H.; NELSON, J. (Eds.). Feminism, science, and the philosophy of science. Dordrecht; Boston; London: Kluver Academic Publishers, 1996. p. 39-58.

LONGINO, H. Science as social knowledge: values and objectivity in scientific inquiry. Princeton: Princeton University Press, 1990.

MACARTHUR, D. Science and the value of objectivity. In: MARCHETTI, G.; MARCHETTI, S. (Eds.). Facts and values: the ethics and metaphysics of normativity. New York; Oxford: Oxford University Press, 2016. p. 233-245.

MARICONDA, P. O controle da natureza e as origens da dicotomia entre fato e valor. Scientia Studia, v. 4, n. 3, p. 453-472, 2006. https://doi.org/10.1590/S1678-31662006000300006

MCMULLIN, E. Values in science. Proceedings of the Biennial Meeting of the Philosophy of Science Association, v. 1982, n. 2, p. 3-28, 1983. https://doi.org/10.1086/psaprocbienmeetp.1982.2.192409

MILLER, A. Philosophy of language. 2. ed. London: Routledge, 2007.

NEALE, S. Facing facts. Oxford; New York: Oxford University Press, 2001.

PERUZZO JÚNIOR, L. As muitas faces do realismo interno de Hilary Putnam: um tributo. Trans/Form/Ação, v. 40, n. 1, p. 9-24, 2017. https://doi.org/10.1590/S0101-31732017000100002

PUTNAM, H. Realism with a human face. Cambridge, MA; London: Harvard University Press, 1990.

PUTNAM, H. Reason, truth, and history. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

PUTNAM, H. Realism. Philosophy & Social Criticism, v. 42, n. 2, p. 117-131, 2016. https://doi.org/10.1177/0191453715619959

PUTNAM, H. The collapse of the fact/value dichotomy and other essays. Cambridge, MA; London: Harvard University Press, 2002.

QUINE, W. O. Two dogmas of empiricism. The Philosophical Review, v. 60, n. 1, p. 20-43, 1951. https://doi.org/10.2307/2181906

REISS, J.; SPRENGER, J. Scientific objectivity. In: ZALTA, E. (Ed.) The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Winter 2020. Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/win2020/entries/scientific-objectivity/. Acesso em: 20/11/2020.

RUDNER, R. The scientist qua scientist makes value judgments. Philosophy of Science, v. 20, p. 1-6, 1953. https://doi.org/10.1086/287231

SCHLICK, M. Positivism and realism. Synthese, v. 7, n. 6, p. 478-505, 1948. https://doi.org/10.1007/BF00540043

SCHLICK, M. Meaning and verification. The Philosophical Review, v. 45, n. 4, p. 339-369, 1936. https://doi.org/10.2307/2180487

SOARES, P. C. Contradições na pesquisa e pós-graduação no Brasil. Estudos Avançados, v. 32, n. 92, p. 289-313, 2018. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180020

TAUBER, A. Science and the quest of meaning. Waco, TX: Baylor University Press, 2009.

WANG, M.; YAN, A.; KATZ, R. Researcher requests for innapropriate analysis and reporting: a U.S. survey of consulting biostatisticians. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 8, p. 554-558, 2018. https://doi.org/10.7326/M18-1230

WITTGENSTEIN, L. Philosophical investigations. Oxford: Blackwell, 1953.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus logico-philosophicus. 2. ed. Londres; New York: Routledge, 2001. (Série Routledge Classics).

YEARLEY, S. Gender and science studies. In: YEARLEY, S. Making sense of science: understanding the social study of science. London: Sage Publications, 2005. p. 69-82.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Meurer, C. F. (2021). A dicotomia fato/valor e sua significação para as ciências da natureza. Revista De Filosofia Aurora, 33(60). https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.060.AO05

Edição

Seção

Fluxo contínuo