Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR

Autores

  • Maurício Polidoro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • José Augusto de Lollo Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de São Carlos
  • Mirian Vizintim Fernandes Barros Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Palavras-chave:

Expansão urbana, Transporte urbano, Automóveis, Sprawl

Resumo

Após cerca de 80 anos desde a construção do seu núcleo, representado hoje pela área central da cidade,Londrina, no interior do Estado do Paraná, configura-se como uma cidade nova, porém com características e tendências de políticas de planejamento que reproduzem os maus exemplos das cidades brasileiras. Com uma ocupação urbana em franca expansão, o crescimento de norte a sul do município agrega vazios urbanos e especulação imobiliária nos seus interstícios que delineia uma cidade longe da ideal, conforme pensada nos seus primórdios. Com um ar metropolitano, e ao mesmo tempo com aspectos interioranos, Londrina é marca de uma ocupação orientada por políticas excludentes e interesses imobiliários, fato que tem impactado o modo de vida da população e gerado impactos ambientais para todas as classes sociais. Esta pesquisa discute a forma de ocupação urbana de Londrina, caracterizada pelo fenômeno de sprawl e sua relação com o modo de expansão observado e as implicações do uso intensivo de automóveis. A opção pelo uso doautomóvel em Londrina tem sido crescente e gerado congestionamentos no trânsito. Como consequência,tem-se a desapropriação constante de imóveis para alargamento de vias e, ao mesmo tempo, a presença de vazios urbanos e densidades diversas formando um espaço urbano desigual e dificultando um planejamento urbano eficiente.

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Biografia do Autor

Maurício Polidoro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Geógrafo, Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Engenharia
Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutorando em Geografia pela Univerisade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

José Augusto de Lollo, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de São Carlos

Engenheiro Geólogo, Livre Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Urbana, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Mirian Vizintim Fernandes Barros, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Geógrafa, Doutora em Geografia Física. Programa de Pós-Graduação em Geografia Dinâmica Espaço Ambiental, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

Polidoro, M., de Lollo, J. A., & Vizintim Fernandes Barros, M. (2017). Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 4(1), 33–46. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5476

Edição

Seção

Artigos