Urbanismo comercial em Phoenix: um estudo de quatro formatos comerciais no Arizona

Autores

  • Carlos José Lopes Balsas University at Albany, New York, United States of America

Palavras-chave:

Urbanismo, Comércio, Regeneração, Arizona, EUA

Resumo

A relação entre as atividades comerciais e o crescimento das cidades já vem de longa data. No decorrer dos tempos, essa relação resultou em diferentes formatos comerciais e foi mais ou menos espontânea ou planejada consoante as necessidades das pessoas, as tecnologias de produção e de distribuição, as técnicas de armazenamento e venda e a capacidade de inovação das sociedades. A área metropolitana de Phoenix, no Estado do Arizona, Estados Unidos, é um caso de estudo interessante pela sua rápida e recente evolução na construção de uma mistura de formatos tradicionais, modernos e pós-modernos, assim como pelas transformações e adaptações decorrentes da crise financeira global de 2008. Este estudo revê as características de quatro formatos comerciais na área metropolitana de Phoenix (o mercado público de Phoenix, um lifestyle center em Scottsdale, o centro comercial Tempe Market Place em Tempe e uma área comercial no terminal quatro do aeroporto internacional Sky Harbor) e discute um conjunto de quatro ilações para o futuro do urbanismo comercial no mundo ocidental: local-global; material-imaterial; essencial-dispensável e autêntico-ilusório.

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Biografia do Autor

Carlos José Lopes Balsas, University at Albany, New York, United States of America

Ph.D., professor auxiliar, Geografia e Planeamento

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Lopes Balsas, C. J. (2017). Urbanismo comercial em Phoenix: um estudo de quatro formatos comerciais no Arizona. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 9(1), 83–95. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5218

Edição

Seção

Artigos