O LUGAR DA JUVENTUDE NA VILA VARJÃO: política pública de intervenção urbana integrada e implicações educacionais
Palavras-chave:
Política pública, Intervenção urbana integrada, Juventude, EducaçãoResumo
Pretende-se neste artigo analisar a estrutura educacional da cidade Vila Varjão/DF para depreender as possibilidades educacionais disponíveis para os jovens moradores da cidade. Essa estratégia pretende cotejar a estrutura educacional e a política pública de urbanização integrada em curso na cidade para verificar em que medida essa abrangente política potencializou as chances de integração dos jovens moradores no mundo social que os rodeia por intermédio do fomento de direitos individuais e coletivos, fundamentos do conceito de cidadania. A análise teórica se ancora nas relações entre as estruturas do espaço social e as estruturas do espaço físico, de acordo com a abordagem de Pierre Bourdieu. Para tanto, será analisado o modelo de urbanização específico de Brasília, denominado por alguns pesquisadores de ‘segregação planejada’. Esse modelo traz consigo uma visão dicotomizada de cidade, que opõe centro e periferia. Nessa medida, as cidades-satélites são frutos desse modelo e não uma presença esdrúxula e imprevisível. No que se refere aos instrumentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com aproximadamente vinte moradores da cidade (homens, mulheres e jovens). Esse procedimento teve como premissa a necessidade de se conhecer a representação dos moradores da cidade acerca do sentimento de pertencimento à cidade Vila Varjão e também sua avaliação sobre o programa de urbanização integrada.Downloads
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Publicado
2017-09-01
Como Citar
de Lima Lúcio, M. (2017). O LUGAR DA JUVENTUDE NA VILA VARJÃO: política pública de intervenção urbana integrada e implicações educacionais. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 1(1), 43–60. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4258
Edição
Seção
Artigos