Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)

Autores

  • Manoel Lemes da Silva Neto Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Thiago Carandina Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

O artigo defende que a efetividade da política pública de educação infantil somente pode ser alcançada por meio da política territorial explícita do Estado. No Brasil contemporâneo, essa política deve ser capaz de integrar unidades de governo, ações setoriais e ação estratégica focalizada no combate da desigualdade socioespacial. O artigo enfatiza especialmente o diálogo geográfico-sociológico entre Milton Santos, Maria Adélia A. de Souza e Ana Clara Torres Ribeiro, em particular o conceito de formação socioespacial, como teoria e método, e a noção de território usado, como categoria analítica central da planificação. O artigo analisa o município de Vinhedo, contextualizado na Região Metropolitana de Campinas e no estado de São Paulo. A partir daí, propõe o desenvolvimento de um índice para subsidiar um teste experimental. Tal índice simula a aplicação prática da noção de território ao potencial de atendimento escolar em creche.

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

Silva Neto, M. L. da ., & Carandina, T. (2023). Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP) . Revista Brasileira De Gestão Urbana, 15. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29774

Edição

Seção

Artigos