Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos

Autores

  • Ana Paula Silva de Assis Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Pedagogia sócio-espacial. Jogos. Pratica espacial. Conscientização. Democratização do conhecimento.

Resumo

O artigo discute o emergente conceito de pedagogia sócio-espacial, situando-o diante da necessidade de democratização do conhecimento espacial, ao propor o deslocamento do debate e da reflexão crítica encerradas em instituições e centros de pesquisa, que passam a ser entendidos como questões de interesse público, no sentido de informar e qualificar a prática espacial cotidiana. Dentro do escopo de possibilidades e práticas para a pedagogia sócio-espacial, apresenta-se a experiência de uma série de quatro oficinas, baseadas em jogos de tabuleiro, desenvolvidos por estudantes de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para serem jogados com grupos de jovens moradores de favelas na periferia de Belo Horizonte. Os jogos serão analisados à luz da pedagogia sócio-espacial, enfatizando o papel dos jogos no processo de conscientização dos jogadores. A reflexão promovida pelo jogo adquire uma dimensão política na medida em que este possibilita a reconfiguração das relações entre sujeito e espaço.

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

Assis, A. P. S. de. (2022). Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 14. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/28941

Edição

Seção

Seção especial