Análise dos planos diretores de Fortaleza sob o paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade da Urbe Sustentável

Autores

  • Camila Bandeira Cavalcante Universidade de Fortaleza – UNIFOR
  • André Soares Lopes Universidade de Fortaleza – UNIFOR
  • Marcelo Mota Capasso Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Felipe Grangeiro Loureiro Universidade Federal do Ceará
  • David Sousa Vale Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Planejamento. Acessibilidade. Mobilidade. Sustentabilidade. Plano diretor.

Resumo

Planejar o espaço urbano demanda abordagens integradoras e multidisciplinares, dado seu caráter coletivo e envolvimento de atores com interesses variados. A dificuldade de integração dos esforços de planejamento é questão central a ser enfrentada, seja na adoção de princípios norteadores do processo, na identificação de problemas ou no estabelecimento de objetivos comuns. Na interpretação científica do objeto do planejamento – o espaço urbano –, o plano diretor se impõe como importante instrumento orientador das políticas de desenvolvimento local. Enquanto produto histórico, vinculado aos valores humanos de uma época e lugar, serve como indicador paradigmático do próprio planejamento, revelando a fase evolutiva, ideologicamente delimitada, dessa área do conhecimento. Neste artigo, analisam-se planos diretores selecionados da cidade de Fortaleza, segundo o Paradigma do Planejamento da Acessibilidade e Mobilidade da Urbe Sustentável (PAMUS), que considera central na análise do planejamento três subsistemas urbanos correlacionados: atividades, uso do solo e transportes. Para tanto, trabalhou-se a interpretação qualitativa do conteúdo programático dos planos diretores, segundo o modelo conceitual ALUTI. Constatou-se que os planos evoluíram pouco quanto à integração sistêmica. O papel da acessibilidade e da mobilidade nesses planos é pouco evidente, com reflexos restritos aos transportes, voltando seu foco à oferta de infraestrutura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Accioly, V. M. (2008). Planejamento, planos diretores e expansão urbana: 1960-1992. Salvador: Universidade Federal da Bahia.

Acheampong, R. A., & Silva, E. A. (2015). Land use – transport interaction modeling: a review of the literature and future research directions. Journal of Transport and Land Use, 8(3), 11-38. http://dx.doi.org/10.5198/jtlu.2015.806.

Banister, D. (2008). The sustainable mobility paradigm. Transport Policy, 15(2), 73-80. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2007.10.005.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Batty, M. (2009). Urban modelling. International Encyclopedia of Human Geography (pp. 51-58). USA: Elsevier.

Bertolini, L. (2017). Planning the mobile metropilis - transport for people, places and the planet (2nd ed). London: Palgrave -MacMillan.

Bertolini, L., Le Clercq, F., & Kapoen, L. (2005). Sustainable accessibility: a conceptual framework to integrate transport and land use plan-making. Two test-applications in the Netherlands and a reflection on the way forward. Transport Policy, 12(3), 207-220. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2005.01.006.

Cascetta, E. (2009). Transportation systems analysis: models and applications. springer ptimization and its applications (2nd ed., Vol. 29). USA: Springer., http://dx.doi.org/10.1007/978-0-387-75857-2.

Curtis, C., & Scheurer, J. (2010). Planning for sustainable accessibility: developing tools to aid discussion and decision-making. Progress in Planning, 74(2), 53-106. http://dx.doi.org/10.1016/j.progress.2010.05.001.

de la Barra, T. (1989). Integrates land use and transport modeling - decision chains and hierarchies. Cambridge: Cambridge University Press. http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511552359.

Edwards, W., & von Winterfeldt, D. (1986). Decision analysis and behavioral research. Cambridge: Cambridge University Press.

Ferreira, A. B. (2004). Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa (6a ed). Curitiba: Posigraf.

Fortaleza. Prefeitura Municipal. (1963). Plano Diretor de Fortaleza: Lei 2128/63. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Fortaleza. Prefeitura Municipal. (1975). Plano Diretor Fortaleza 1972. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Fortaleza. Prefeitura Municipal. (1992). Diagnóstico do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Fortaleza. Prefeitura Municipal. (2009). Plano Diretor Participativo de Fortaleza: Lei complementar No 062. Fortaleza: Diário Oficial do Município.

Fortaleza. Prefeitura Municipal. (2014). “Fortaleza 2040”: planejamento participativo - por uma Fortaleza de oportunidades, mais justa, bem cuidada e acolhedora. Fortaleza: Iplanfor.

Garcia, C. S. (2016). Strategic assessment of accessibility on urban mobility networks (Tese de doutorado). Universidade de Lisboa, Lisbon.

Garcia, C. S. H. F., Macário, M. R. M., Menezes, E. D. A. G., & Loureiro, C. F. G. (2018). Strategic assessment of Lisbon’s accessibility and mobility problems from an equity perspective. Networks and Spatial Economics, 18(2), 1-25. http://dx.doi.org/10.1007/s11067-018-9391-4.

Garcia, C. S., Macário, M. R., & Loureiro, C. F. (2013). The role of assessment in the urban mobility planning process. In Proceedings of the 13th WCTR (pp. 20). Washington: The National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine.

Handy, S. L. (2017). Planning for accessibility: in theory and in practice. In D. M. Levinson and K. J. Krizek (Orgs.), Access to destinations (pp. 131-147). USA: Elsevier. https://doi.org/10.1108/9780080460550-007.

Hansen, W. G. (1959). How accessibility shapes land use. Journal of the American Institute of Planners, 25(2), 73-76. http://dx.doi.org/10.1080/01944365908978307.

Herculano, S. C. (1998). A qualidade de vida e seus indicadores. Ambiente & Sociedade, 1, 77-99.

Hull, A., Silva, C., & Bertolini, L. (2012). (Orgs.). Accessibility instruments for planning practice. Brussels: COST Office.

Iacono, M., Levinson, D., & El-Geneidy, A. (2008). Models of transportation and land use change: a guide to the territory. CPL Bibliography, 22(4), 323-340. https://doi.org/10.1177/0885412207314010.

Jacobs, J. (2000). Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes.

Johansson, H., Sandvik, K. O., Zsidákovits, J., & Łutczyk, G. (2016). A Need for New Methods in the Paradigm Shift from Mobility to Sustainable Accessibility. Transportation Research Procedia, 14, 412-421. http://dx.doi.org/10.1016/j.trpro.2016.05.093.

le Clercq, F., & Bertolini, L. (2003). Achieving sustainable accessibility : an evaluation of policy measures the Amsterdam in area. Built Environment, 29(1), 36-47. http://dx.doi.org/10.2148/benv.29.1.36.53949.

Lopes, A. S. (2015). Transportes, uso do solo e atividades - modelagem conceitual para o planejamento da acessibilidade urbana (Tese de doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Lopes, A. S., Loureiro, C. F. G., & Van Wee, B. (2019). LUTI operational models review based on the proposition of an a priori ALUTI conceptual model. Transport Reviews, 39(2), 204-225. http://dx.doi.org/10.1080/01441647.2018.1442890.

Macário, M. D. (2005). Quality management in urban mobility systems: an integrated approach (Tese de doutorado). Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Lisboa.

Macário, M. R., Carvalho, D., & Fermisson, J. (2005). Achieving sustainable transport and land use with integrated policies. WIT Transactions on the Built Environment, 77, 351-360.

Magalhães, M. T., & Yamashita, Y. (2009). Repensando o planejamento. Textos para Discussão, 4, 1-30.

Menezes, E. D. (2015). Metodologia para avaliação estratégica da problemática da acessibilidade urbana sob o princípio da equidade (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Meyer, M. D., & Miller, E. J. (2001). Urban transportation planning (2nd ed). Boston: McGraw-Hill.

Organização das Nações Unidas – ONU. (1987). Relatório Brundtland – Our Common Future. Recuperado em 25 de setembro de 2019, de https://ambiente.wordpress.com/2011/03/22/relatrio-brundtland-a-verso-original/

Organização das Nações Unidas – ONU. (2019). Nova Agenda Urbana. Quito: ONU.

Owens, S. (1995). From “predict and provide” to “predict and prevent”?: pricing and planning in transport policy. Transport Policy, 2(1), 43-49. http://dx.doi.org/10.1016/0967-070X(95)93245-T.

Pfaffenbichler, P. (2003). The strategic, dynamic and integrated urban land use and transport model MARS (Metropolitan Activity Relocation Simulator): Development, testing and application. Vienna: Vienna University of Technology.

Portugal, L. (2017). Transporte, mobilidade e desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Elsevier.

Rogers, R. (2014). Cidades para um pequeno planeta (pp. 180). São Paulo: Gustavo Gill.

Sampaio, D. (1993). A Fortaleza de Juraci. Fortaleza: Anuário do Ceará Publicações.

Silva, C., Patatas, T., & Amante, A. (2017). Evaluating the usefulness of the structural accessibility layer for planning practice – Planning practitioners’ perception. Transportation Research Part A, Policy and Practice, 104, 137-149. http://dx.doi.org/10.1016/j.tra.2017.05.014.

Soares, F. D., Loureiro, C. F., & Miller, E. J. (2018). Diagnosis: a problem-oriented approach to urban transportation planning. Transportation Research Board.

Sokolowsky, J. A., & Banks, C. M. (Orgs.). (2009). Principles of modeling an simulation: a multidisciplinary approach. Hoboken: Wiley - John Wiley & Sons, Inc.

Souza, M. L. (2002). Mudar a cidade - uma introdução crítica ao Planejamento e à Gestão Urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand.

Straatemeier, T., & Bertolini, L. (2008). Joint accessibility design: framework developed with practitioners to integrate land use and transport planning in the Netherlands. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, 2077(1), 1-8. http://dx.doi.org/10.3141/2077-01.

te Brömmelstroet, M., & Bertolini, L. (2008). Developing land use and transport PSS: meaningful information through a dialogue between modelers and planners. Transport Policy, 15(4), 251-259. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2008.06.001.

Timmermans, H. (Org.). (2005). Decision support systems in urban planning (2nd ed). London: E & FN SPON.

Torrens, P. M. (2000). How land-use-transportation models work (CASA Working Papers, No. 20). London: Centre for Advanced Spatial Analysis.

Van Wee, B. (2002). Land use and transport: research and policy challenges. Journal of Transport Geography, 10(4), 259-271. http://dx.doi.org/10.1016/S0966-6923(02)00041-8.

Vasconcellos, E. A. (2014). Urban transport environment and equity: the case for developing countries. London: Routledge. http://dx.doi.org/10.4324/9781315071756.

Vriens, D., & Hendriks, P. (2005). How to define problems: a systemic approach. In H. Timmermans (Org.), Decision support systems in urban planning (pp. 16-23). London: E & FN SPON.

Zhang, J., Timmermans, H., Borgers, A., & Wang, D. (2004). Modeling traveler choice behavior using the concepts of relative utility and relative interest. Transportation Research Part B: Methodological, 38(3), 215-234. http://dx.doi.org/10.1016/S0191-2615(03)00009-2.

Downloads

Como Citar

Cavalcante, C. B., Lopes, A. S., Capasso, M. M., Loureiro, C. F. G., & Vale, D. S. (2020). Análise dos planos diretores de Fortaleza sob o paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade da Urbe Sustentável. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 12. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27327

Edição

Seção

Artigos