Estudo exploratório da demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs

Autores

  • Leonardo Dal Picolo Cadurin Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
  • Antônio Nélson Rodrigues da Silva Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Sistema de compartilhamento de bicicletas. Preferência declarada. Pedelec. Demanda. Campus universitário.

Resumo

O objetivo deste estudo exploratório é apresentar e discutir os resultados de um procedimento para avaliar a demanda potencial por um sistema de bicicletas pedelecs compartilhadas no campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Formado por duas áreas separadas por uma distância de 4,5 km, o campus parece ser particularmente adequado para implantação deste tipo de sistema de transporte. O procedimento proposto permite traçar um perfil do público-alvo. Permite ainda verificar a preferência entre os ônibus operados pela própria universidade e as pedelecs compartilhadas, visando os deslocamentos entre áreas. Para tanto, faz uso das técnicas de preferência declarada e redes neurais artificiais, para as etapas de coleta e análise dos dados, respectivamente. A partir das respostas de 397 estudantes foi possível identificar que o esforço físico, condições meteorológicas, tempo de viagem e ausência de ciclovias são fatores que restringem o uso de bicicletas convencionais. Lotação excessiva, horários de partida fixos, ausência de controle sobre o início da viagem e distância de caminhada são aspectos importantes para as pessoas não utilizarem os ônibus operados pela USP. Sobre a preferência por pedelecs, a escolha é influenciada pela presença de ciclovias/ciclofaixas, da lotação do ponto de ônibus da USP e das condições meteorológicas.

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Como Citar

Dal Picolo Cadurin, L., & Rodrigues da Silva, A. N. (2017). Estudo exploratório da demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 1(1). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22224

Edição

Seção

Artigos