Mobilidade e rendimento escolar dos estudantes de ensino médio em Natal (RN, Brasil)

Autores

  • William Mendonça Lima
  • Flavio Henrique Miranda de Araujo Freire
  • Ricardo Ojima

Palavras-chave:

mobilidade espacial da população, comutação, rendimento escolar.

Resumo

Pouco explorado pela literatura, os deslocamentos diários casa-escola refletem uma incoerência espacial entre a distribuição da população em idade escolar e os estabelecimentos de ensino de educação básica (nível médio) em Natal, RN. Neste trabalho exploraremos o perfil dos comutadores (estudantes) a partir de um recorte político-administrativo intramunicipal. Dessa forma foi possível captar os fluxos diários de estudantes entre os bairros do município de Natal. Para isso, utilizamos o conceito de espaço de vida como embasamento teórico e o banco de dados do Censo Escolar 2012. Assim, relacionando as informações referentes à localidade de residência e de estudos dos alunos, verificou-se a relação entre o deslocamento para estudo e o desempenho escolar medido através do indicador de distorção idade-série em um modelo de regressão logística. Entre os resultados encontrados identificou-se que a chance de um aluno ter um bom rendimento escolar não está relacionada com a proximidade de sua residência da escola. Nesse sentido, a dinâmica da população em termos de distribuição escolar e de alunos pode representar aspectos importantes para a gestão urbana e a oferta de serviços educacionais, sobretudo em um contexto no qual as tendências demográficas apontam para uma redução expressiva da população em idade escolar nos próximos anos.

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Publicado

2018-05-30

Como Citar

Mendonça Lima, W., Miranda de Araujo Freire, F. H., & Ojima, R. (2018). Mobilidade e rendimento escolar dos estudantes de ensino médio em Natal (RN, Brasil). Revista Brasileira De Gestão Urbana, 10(2). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22210

Edição

Seção

Artigos