Planejamento estratégico em empresas do setor educacional: um estudo de caso em uma instituição de ensino infantile
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.07.001.AO07Keywords:
Planejamento estratégico, Educação infantil, Empreendedores, Micro e pequenas empresas.Abstract
Escolas de educação infantil são instituições que com frequência aparecem na condição de micro e pequenas empresas sendo caracterizadas como prestadoras de serviços para crianças de zero a 6 anos. Devido às suas peculiaridades, uma pequena empresa do setor educacional demanda ferramentas que possibilitem seu desenvolvimento considerando as características do mercado e os entraves comumente encontrados. O planejamento estratégico oferece aos empreendedores dos centros de educação infantil condições de avaliar o que ocorre nos ambientes interno e externo da empresa e, a partir de então, definir estratégias que permitam às escolas alcançarem seus objetivos. Este artigo visa analisar a prática do planejamento estratégico nas instituições de ensino infantil. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso; para isso, selecionou-se a Escola da Vila. Entre os principais resultados encontrados, observou-se que a instituição utiliza o planejamento estratégico e obtém retornos positivos por esse motivo.Downloads
References
ALDAY, H. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista
FAE, v. 3, n. 2, p. 9-16, maio/ago. 2000.
ALMEIDA, M. I. R. de; ALBUQUERQUE, D. T. Por que muitas pequenas empresas trilham o caminho do fracasso. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO – FEA-USP, 3., 1998, São Paulo. Anais...
São Paulo: FEA-USP, 1998. Disponível em:
<http://www.ead.fea.usp.br/semead/3semead/pdf/Adm_Geral/Art098.PDF>. Acesso em:
abr. 2014.
ANSOFF, I. Do planejamento estratégico à administração. São Paulo: Atlas, 1993.
ANSOFF, I. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1990.
ANSOFF, I. Strategic management. New York: Wiley, 2007.
AUDY, J.; BECKER, J.; FREITAS, H. Modelo de planejamento estratégico de sistema de informa-
ções: a visão do processo decisório e o papel da aprendizagem organizacional. In. ANPAD,
Foz do Iguaçu, 1999. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 24., 1999, Foz do Iguaçu. Anais...
Foz do Iguaçu: ANPAd, 2011.
COELHO, J. M.; SOUZA, M. C. A. F. A importância do planejamento estratégico para empresas de
pequeno porte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS, 6., 1999,
São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Custos, 1999.
CONTADOR, J. C. Recomendações sobre o processo de planejamento estratégico. Revista RAE,
v. 35, n. 3, p. 39-48, maio/jun. 1995.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro:
Campus, 2008.
DUTRA, I. O perfil empreendedor e a mortalidade de micro e pequenas empresas londrinenses. 2002. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Universidade
Estadual de Londrina, Londrina, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOULART, J. B. Marketing para escolas de ensino infantil. In: LAS CASAS, A. L. (Org.).
Marketing educacional. São Paulo: Saint Paul, 2008.
GUEDES, L.; DEPIERI, A. Educação e resistência: relato de experiência. Revista de Educação e
Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 311-324, maio/ago. 2006.
HAX, A. C.; MAJLUF, N. The strategy concept and process. New Jersey: Prentice Hall, 1996.
HREBINIAK, L.G. Making strategy work. New Jersey: Person Education, 2013.
HUFF, P. Y. Make your business survive and thrive. New Jersey: John Willey & Sons, 2005.
KOTLER, P.; FOX, K. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo:
Atlas 1994.
KUDE, V. M. Qualidade do atendimento na educação infantil: um estudo em duas culturas.
Revista de Educação PUCRS, v. 53, n. 2, p. 319-348, maio/ago. 2004.
LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2006.
LAS CASAS, A. L. (Org.). Marketing titânico. São Paulo: Saint Paul, 2009.
LÜCK, H. Aplicação do planejamento estratégico na escola. Revista de Gestão de Rede, n. 19,
p. 8-13, abr. 2000.
MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
MINTZBERG, H. Ascensão e queda do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2005.
MOREIRA, A. F.; BORGES, O. Por dentro de uma sala de aula física. Revista Educação e Pesquisa,
v. 32, n. 1. p. 48-59, jan./abr., 2006.
MOTTA, R. A busca da competitividade nas empresas. Revista de Administração de empresas,
v. 35, n.1, p. 12-16, mar./abr. 1995.
NAKAMURA, M. M.; ESCRIVÃO FILHO, E. Estratégia empresarial e as pequenas e médias empresas: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 18.,
, Niterói. Anais... Niterói: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 1998. Disponí-
vel em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART023.pdf>. Acesso em:
abr. 2014.
NOVAES, M. et al. Mulheres empreendedoras no campo da pedagogia: criatividade, inovação e
autoeficácia a serviço da transformação social. In CONGRESSO LATINOAMERICANO Y DEL
CARIBE SOBRE ESPIRITU EMPRESARIAL, 19., 2008, Florianópolis. Anais... Florianópolis:
Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
PRAHALAD, C. K. A competência essencial da corporação. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
ROSA, A. P. Estratégias de marketing e qualidade do ensino na educação infantil: o caso CIESC.
Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, 2002.
SANTOS, L.; ALVES, R.; ALMEIDA, K. Formação de estratégia nas micro e pequenas empresas:
um estudo de caso no Centro-Oeste Mineiro. RAE: São Paulo, v. 47, n. 4, p 59-73, out/dez., 2007.
VIEIRA, M; ZOUAIN, D. Pesquisa qualitativa em Administração. Revista RAC, v. 11, n. 2, p. 10-15,
abr./jun. 2007.
YIN, R. K; Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2010.