A valoração de recursos que geram vantagens competitivas sustentáveis

Authors

  • Carlos Marcelo Lauretti
  • José Matias Filho
  • Leonardo Fernando Cruz Basso

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13616

Keywords:

Ativos intangíveis. Visão baseada em recursos. Price-to-book. Book-to-market

Abstract

Este ensaio teórico busca unir a abordagem de finanças corporativas para valoração dos ativos intangíveis aos estudos de estratégia que argumentam que são os recursos intangíveis idiossincráticos das empresas que as levam a deter vantagens competitivas sustentáveis. A literatura acadêmica de finanças corporativas costuma atribuir valor aos ativos intangíveis das empresas como sendo a diferença entre o valor de mercado (marketvalue) e o seu valor contábil (book value). Pesquisadores desta área de conhecimento observaram que existe uma relação positiva entre o índice market-to-book e as perspectivas de desempenho financeiro das empresas. Por outro lado, a abordagem que ficou conhecida em estudos de estratégia como a Visão Baseada em Recursos –RBV (Resource-BasedView) - destaca a importância de a empresa deter recursos valiosos, raros, não completamente imitáveis ou substituíveis como fontes de vantagens competitivas sustentáveis. Este estudo busca mostrar que estes recursos estratégicos podem ser mensurados através da abordagem de finanças corporativas para os ativos intangíveis que não são reconhecidos em seus demonstrativos patrimoniais contábeis, porém estão refletidos em seu valor de mercado.

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Published

2011-07-19

How to Cite

Lauretti, C. M., Filho, J. M., & Basso, L. F. C. (2011). A valoração de recursos que geram vantagens competitivas sustentáveis. REBRAE, 4(1), 11–21. https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13616

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Articles