Estratégia enquanto prática e os lapsos conceituais

Authors

  • Valdete Noveli Rhoden

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i3.13598

Keywords:

Estratégia. Prática. Lapsos. Paradigmas

Abstract

O artigo apresenta e discute as principais limitações da área strategy as practice como sendo parte de um fenômeno histórico de várias vertentes epistemológicas no estudo das organizações, especificamente nos estudos sobre estratégias. A estratégia enquanto prática considera como foco de estudo o que as pessoas fazem e com que resultados. Esta visão baseada na atividade abre uma oportunidade de pesquisa comparativa com alguns conceitos relativos à estratégia, que ocupa grande espaço na literatura, e que explicita as limitações no entorno dos estudos da disciplina em questão. Buscou-se com esse ensaio situar e delinear a área da estratégia nas pesquisas, através de um levantamento bibliográfico. Esse levantamento abrangeu tanto o conceito de “estratégia enquanto prática” como as teorias que tiram a força desse conceito. Na sequência, apresenta-se uma estrutura analítica que possa contribuir com as pesquisas em estratégia e com a construção de conceitos nessa área. Considera-se um viés sociológico de ações, estabelecendo-se uma linha tênue com os resultados encontrados na pesquisa bibliográfica acerca do tema estratégia.

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Published

2010-07-19

How to Cite

Rhoden, V. N. (2010). Estratégia enquanto prática e os lapsos conceituais. REBRAE, 3(3), 253–263. https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i3.13598

Issue

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Articles