Perfil empreendedor e geração de estratégias: um estudo descritivo a partir da experiência no setor da construção civil

Authors

  • Camila Machado Raimundo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i2.13580

Keywords:

Estratégia. Perfil empreendedor. Construção civil.

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar a importância e a interferência dos aspectos combinados das características empreendedoras e a sua relação na formulação da estratégia empresarial. O estudo encontra-se dividido em duas frentes: num primeiro momento constrói-se um aporte teórico a respeito do empreendedorismo e características empreendedoras, e num segundo momento realiza-se um estudo de caso em empresa no ramo da construção civil. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como sendo de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Para a coleta de dados utiliza-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso único e a entrevista semiestruturada junto ao responsável pela coordenação de projetos da empresa, bem como a análise dos dados vale-se da técnica de análise de conteúdo. Como resultado preliminar, verificou-se que de fato as características empreendedoras têm impacto positivo na geração das estratégias e na condução das mesmas, alavancando vantagem competitiva à organização que mantiver em sua estrutura esses talentos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAÚJO, F. K. S. A importância das ferramentas administrativas para os empreendedores por necessidade do empreender - JP. 2008. 67 f. Monografia (Graduação em Administração) – Centro Universitário de João Pessoa/ UNIPÊ. João Pessoa. Disponível em: <http://unipe.br/blog/administracao/wp-content/uploads/2008/12/a--importancia-das-ferramentas-administrativas-para-os--empreendedores-por-necessidade-do-empreender-jp.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2009.

BARROS, F. S. O; FORTE, S. H. A. C. A análise das características empreendedoras versus premissas da escola da estratégia empreendedora: um estudo multicasos no setor de alimentação. Organizações Rurais e Agroindustriais, v. 6, n. 2, 2004. Disponível em: <http://ageconsearch.umn.edu/bitstream/43680/2/revista_v6_n2_jul-dez_2004_1.pdf>. Acesso em: 6 abr. 2009.

BARROSO, H. C. M. P.; PINHEIRO, D. R. C. Tecnologia de produção e preservação: estratégia empresarial e alternativa. Revista de Humanidades, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 52-58, jan./jul. 2002.

BUENO, A. M; LEITE, M. L. G.; PILATTI, L. A. Empreendedorismo e comportamento empreendedor: como

transformar gestores em profissionais empreendedores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 24., 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ENEGEP, 2004. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0904_0898.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2009.

CAMARGOS, M. A; DIAS, A. T. Estratégia, administração estratégica e estratégia corporativa: uma síntese teórica. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 1, jan./mar. 2003. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n1art3.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2009.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1983.

CHAGAS, J.; FREITAS, H. A tomada de decisão segundo o comportamento empreendedor: um survey na região das Missões. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Campinas: EnANPAD, 2001. Disponível em: <http://www.ea.ufrgs.br/professores/hfreitas/files/artigos/2001/2001_101_Enanpad.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2009.

DEWES, M. F. Empreendedorismo e exportação no setor de desenvolvimento de software: características

de empreendedores e empresas. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005. Disponível em: <http://volpi.ea.ufrgs.br/teses_e_dissertacoes/td/004042.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2009.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DUTRA, I. S; GIMENEZ, F. A. P. A estratégia empreendedora: em busca da trilha para realizar sucesso. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 2., 2001, Londrina. Anais... Londrina: EGEPE, 2001.

GREATTI, L. Perfis empreendedores: análise comparativa das trajetórias de sucesso e do fracasso empresarial no Município de Maringá. 2003. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2003. Disponível em: <http://www.ppa.uem.br/defesas/pdf/dis028.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2009.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MINTZBERG, H. A criação artesanal da estratégia. In: MONTGOMERY, C. A.; PORTER, M. E. (Org.). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1987.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

OLIVEIRA, M. A.; NETO, S. P. S. A contribuição de elementos subjetivos nas estratégias emergentes e na criação de cenários: avaliando o perfil intuitivo dos decisores. In: COSTA, B. K.; ALMEIDA, M. I. R. (Org.). Estratégia contemporânea: internacionalização, cenários e redes. Campinas: Akademica, 2008.

SANTOS, A. P. S. dos et al. A subcontratação como estratégia competitiva na construção civil. 2004. Disponível em: <http://leoleocadio.googlepages.comArtigoTerceirizacaoSLADE2004l.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2009.

ROCHA NETO, R. et al. Utilização da informação de marketing para apoio à tomada de decisão no setor da construção civil da cidade de Londrina/ PR. Seminários de Administração. 2008. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/resultado/trabalhos-PDF/705.pdf>. Acesso em: 25 maio 2009.

RAMBALDUCCI, P. S.; PACAGNAN, M. N. Dificuldades inerentes à condução de micro e pequenas empresas do setor de construção civil. 2009. Digitado. RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica.

Petrópolis: Vozes, 1986.

VERGARA, S. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Published

2010-07-19

How to Cite

Raimundo, C. M. (2010). Perfil empreendedor e geração de estratégias: um estudo descritivo a partir da experiência no setor da construção civil. REBRAE, 3(2), 195–205. https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i2.13580

Issue

Section

Articles