A participação do nível operacional no processo de formulação de estratégias

Authors

  • Aslei Andrade da Silva
  • Sérgio Luiz Lepsch

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i2.13574

Keywords:

Estratégia em organizações. Processo estratégico. Formulação integrativa do processo estratégico.

Abstract

Este artigo teve como principal objetivo investigar, por meio de um estudo multicaso junto a cinco organizações no Distrito Federal, a participação do nível operacional na etapa de formulação do processo estratégico e sua integração com os demais níveis hierárquicos dessas empresas. Adotando-se como referencial teórico a concepção de estratégia e do processo estratégico como uma realidade construída de forma interativa e contextual, optou-se por uma pesquisa exploratória qualitativa para atingir-se o propósito da investigação e pela análise de conteúdos discursivos para analisar as informações obtidas. Os resultados dessa pesquisa revelam que, apesar dos níveis hierárquicos mais elevados (estratégico e tático) considerarem muito importante a participação dos colaboradores do nível operacional na formulação do processo estratégico, o que se observa na prática é que essa se dá de maneira tímida. A alta direção das empresas envolve esses funcionários em alguns momentos do processo e os abstém de outros, e esta ruptura pode comprometer todo o ciclo do processo estratégico, e, em consequência, os resultados esperados no longo prazo. Relativo à distribuição de poder com o objetivo de tornar a participação ativa, em todas as entidades de classe pesquisadas, a estrutura fortemente politizada e tradicional não permite tal atividade. O principal achado do trabalho é mostrar que a importância do operacional no processo estratégico não é suficiente para convencer as organizações excessivamente hierarquizadas sobre sua real participação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, A. F. Planejamento estratégico e proatividade: um estudo de caso em duas unidades regionais do Banco Central do Brasil. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 177-199, set./dez. 2000.

ALMEIDA, L. B. et al. Utilização do orçamento como ferramenta de apoio à formulação de estratégia, de controle e de interatividade: um estudo exploratório nas cooperativas agropecuárias da região sul do Brasil. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 20, n. 3, p. 65-99, jul./ set. 2009.

ALDAY, H. E. C. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista da Faculdade Católica de Administração e Economia, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 9-16, maio/ago. 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS NETO, J. P. Proposta de um modelo de formulação de estratégias de produção para pequenas empresas de construção habitacional. 1999. 326 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

BELO, M. A. C. Sistemas tradicionais e estratégias de desenvolvimento. Revista da FESP: Periódico de Diálogos Científicos, v. 1, n. 7, p. 7-19, 2010. Disponível em: <http://www.fespfaculdades.com.br/arquivos/revista/7.pdf>. Acesso: 26 mar. 2011.

BRUNSTEIN, J. Da estratégia individual à ação coletiva: grupos de suporte e gênero no contexto da gestão da diversidade. RAE-eletrônica, v. 8, n. 2, jul./dez. 2009.

COSTA, B. K.; BOAVENTURA, J. M. G.; BARRETO, L. M. T. S. Formulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São Paulo. Turismo em Análise, v. 21, n. 1, abr. 2010.

FERREIRA, J. C. B.; VILAMAIOR, A. G.; GOMES, B. M. A. O poder nas organizações: conceitos, características e resultados. Revista do Instituto Superior Presidente Tancredo Neves, 15 p., dez. 2005.

FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. Cultura e poder nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 10. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

FURTADO, R. A. Retomando o debate sobre gestão participativa nas empresas a partir da contribuição da teoria da estruturação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: EnANPAD, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. 6. ed. São Paulo: Futura, 1996.

LEMOS, A. C. F. V. et al. O planejamento estratégico como ferramenta competitiva. In: SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA USP., 7., 2004, São Paulo. Anais...São Paulo: SEMEAD, 2004.

LEPSCH, S. L. Estratégias dos grandes e médios supermercados brasileiros na virada do século XX para o XXI: um estudo exploratório com 31 empresas do setor. 2001. 130 f. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

LERNER, W. Organização participativa: mais uma poderosa tecnologia na busca da competitividade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MAXIMIANO, A. C. A. Além da hierarquia: como implantar estratégias participativas para administrar a empresa enxuta. São Paulo: Atlas, 1995.

MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

OLIVEIRA, D. P. R. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, F. C.; CASTELO, P. J. A administração participativa - uma experiência vivenciada no comitê da bacia hidrográfica do Curu, no Estado do Ceará. Revista do Centro de Ciências Administrativas de Fortaleza, v. 11, n. especial, p. 41-51, 2005.

OUCHI, W. G. Markets, bureaucracies, and clans. Administrative Science Quarterly, v. 25, n. 1, p. 120-142, 2000.

PANEGALLI, J. C. Facilitando o processo de planejamento e gestão nas organizações. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 1, n. 2, p. 11-40, jul./dez. 2004.

PEREIRA, M. J. L. B.; FONSECA, J. G. M. Faces da decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 4. ed. São Paulo: Best Seller, 1999.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

WHITELEY, R. C. A empresa totalmente voltada para o cliente: do planejamento à ação. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

Downloads

Published

2010-07-19

How to Cite

da Silva, A. A., & Lepsch, S. L. (2010). A participação do nível operacional no processo de formulação de estratégias. REBRAE, 3(2), 181–194. https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i2.13574

Issue

Section

Articles