Análise da presença de grupos estratégicos diversificados em empresas brasileiras de capital aberto
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i1.13550Keywords:
Estratégia. Diversificação. Concentração.Abstract
Este trabalho tem por objetivo investigar a presença de grupos estratégicos diversificados entre empresas brasileiras. Para evidenciar a existência de diversificação na estratégia das empresas, estudou-se uma amostra de 30 empresas manufatureiras de capital aberto, de 10 setores econômicos, com ações cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo. As medidas de diversificação foram os índices de Herfindahl-Hischman, Coeficiente de Entropia e a Relação de Concentração. Para evidenciar a diversificação, os grupos foram representados em relação ao valor da empresa calculado pelo q de Tobin. O estudo de natureza quantitativa utilizou dados secundários coletados a partir de bases de dados Economática Softwares para Investimentos LTDA e Relatórios de Informações Anuais (IAN) referentes ao período 2004-2009. Os resultados auferidos demonstram a presença de três grupos de diversificação e evolução dos grupos diversificados rumo a maior índice de diversificação.Downloads
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