As certificações e programas socioambientais e o grau de internacionalização de empresas

Authors

  • Luis André Wernecke Fumagalli
  • Jansen Maia Del Corso
  • Wesley Vieira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i1.13547

Keywords:

Internacionalização. Certificações. Programas socioambientais

Abstract

Na economia globalizada a decisão por um determinado produto ou serviço não paira mais apenas sobre marcas consolidadas e preços atrativos. No decorrer da pesquisa para avaliar o grau de internacionalização de empresas no setor de produtos de maior valor agregado (PMVA) da indústria madeireira nacional, foi possível constatar que as certificações e os programas socioambientais exercem um forte impacto sobre o seu grau de internacionalização. Para mensurar o grau de internacionalização foi utilizada uma adaptação do modelo de Sullivan (1994), em que uma variável original foi excluída e duas novas foram incluídas. A variável excluída refere-se ao valor da dispersão psíquica revelada pela proximidade cultural dos países para os quais a empresa exporta. As duas novas variáveis incluídas referem-se à quantidade de certificações que as empresas possuem e ao número de programas sociais e ambientais que praticam. É utilizada a perspectiva seccional com avaliação longitudinal de análise, pois são investigadas e comparadas diferentes empresas brasileiras do setor de PMVA ao longo de seus processos de internacionalização. A pesquisa é exploratória, com caráter flexível e não estruturado e os dados primários e secundários foram coletados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, observação simples e pela análise de conteúdo de documentos organizacionais, bancos de dados das empresas investigadas, das principais entidades do setor florestal-madeireiro. Os resultados obtidos foram bastante coerentes e dentro do esperado no planejamento da pesquisa. O setor de PMVA apresenta altos índices tanto no grau de internacionalização como nos índices relativos às certificações e aos programas socioambientais. Estes dois novos elementos parecem ser o novo diferencial competitivo das empresas já que estão se tornando exigência e os compradores internacionais já têm grande consciência sobre ambos, justificando a inclusão das variáveis na fórmula original. 

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Published

2010-07-18

How to Cite

Fumagalli, L. A. W., Corso, J. M. D., & da Silva, W. V. (2010). As certificações e programas socioambientais e o grau de internacionalização de empresas. REBRAE, 3(1), 87–100. https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i1.13547

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