Percepções de gestores sobre competências gerenciais em diferentes contextos: estabilidade e mudança organizacional

Authors

  • André Luís Janzkovski Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i2.13451

Keywords:

Competências gerenciais. Estabilidade. Mudança organizacional.

Abstract

Este estudo buscou compreender como os gestores avaliam as suas competências em dois diferentes cenários: estabilidade e mudança organizacional. Foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um questionário construído a partir da revisão do referencial teórico e de outras pesquisas no âmbito das competências gerenciais. A cada respondente foi solicitado indicar sua atitude para cada um dos 46 atributos de competências nas situações de estabilidade e mudança, assim como o grau de importância de cada um desses itens. Foram recebidas 56 respostas válidas. O objetivo principal foi verificar se há diferenças de percepções quanto às competências gerenciais nos dois contextos, assim como se fatores como escolaridade e tempo de experiência influenciariam nas percepções dos gestores. Os resultados indicam haver diferenças de percepções da maioria dos participantes com respeito à utilização de suas competências nos diferentes contextos. Apenas as competências “criatividade e inovação” e ”carreira” apresentam-se com maior intensidade em situações de mudança e todas as demais são indicadas a serem mais utilizadas nas situações de estabilidade. Adicionalmente, a hipótese da influência do nível de escolaridade é reforçada, o que não ocorre quanto à influência do tempo de experiência gerencial.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BONOTTO, F.; BITENCOURT, C. C. Os elementos das competências coletivas em grupos de trabalho – a experiência da COPESUL. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – EnANPAD, 20., 2006, Salvador. Anais... Salvador: EnANPAD, 2006.

BOWER, M. Talento para liderar. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

BOYATZIS, R. E. The competent manager. 2nd ed. New York: John Wiley & Sons, 1982.

CARBONE, P. P. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. Towards a holistic model of professional competence. Journal of European Industrial Training, v. 11, n. 2, p. 28-39, 1996.

CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. The refl ective (and competent) practitioner: a model of professional competence which seeks to harmonise the refl ective practitioner and competence-ased approaches. Journal of European Industrial Training, v. 13, n. 3, p. 18-25, 1998.

DUTRA, J. S. (Org.). Gestão por competências. 2. ed. São Paulo: Gente, 2001.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

HAIR Jr., J. F. et al. Análise multivariada de dados. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

HUNT, J. W.; LAING, B. Leadership: the role of the exemplar. Business Strategy Review, v. 8, n. 1, p. 75-97, 1997.

KILIMNIK, Z. M.; SANT’ANNA, A. de S.; LUZ, T. R. Competências profi ssionais e modernidade organizacional: coerência ou contradição? Revista de Administração de Empresas, Minas Gerais, v. 44, p. 10-21, 2004. Edição Especial.

KLEMP Jr., O. G. Competências de liderança. HSM Management, São Paulo, v. 3, n. 17, p. 128-144, 1999.

KOLB, D. A. A gestão e o processo de aprendizagem. In: STARKEY, K. (Org.). Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. 2. ed. São Paulo: Futura, 1997. p. 321-341.

LE BOTERF, G. Competénce et navigation profi ssionnelle. 2e éd. Paris: d´Organisatio, 1999.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profi ssionais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

McLAGAN, P. A. “Competencies”. Training and Development. American Society for Training and Development, New York, v. 51, n. 5, p. 40-47, 1997.

McCLELLAND, D. C. Testing for competence rather than intelligence. American Psychologist, New York, v. 28, n. 1, p. 27-39, 1973.

McGREGOR, J.; TWEED, D. Facing the challenge of improving managerial competence in small business: the New Zealand experience. Presentation at The 31st European Small Business Seminar. Dublin: Dublin Institute of Technology, 2001.

ODERICH, L. C. Gestão de competências gerenciais: noções e processos de desenvolvimento em três empresas gaúchas. 2001. 151 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. A competência essencial da corporação. In: ULRICH, D. (Org.). Recursos humanos estratégicos. 2. ed. São Paulo: Futura, 2000. p. 79-101.

ROBOTHAM, D.; JUBB, R. Competences: measuring the unmeasurable. Management Development Review, Bradford, v. 9, n. 5, p. 6-19, 1996.

RUAS, R. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Org.). Aprendizagem organizacional e competências. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. p. 34-54.

SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. 2nd ed. San Francisco, CA: Sage, 1992.

SCHEIN, E. H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.

WINTERTON, J.; WINTERTON, R. Developing managerial competence. London; New York: Routledge, 1999.

ZARIFIAN, P. Objective competence. 2nd ed. Liasson: Paris, 1999.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001

Downloads

Published

2009-07-18

How to Cite

Cardoso, A. L. J. (2009). Percepções de gestores sobre competências gerenciais em diferentes contextos: estabilidade e mudança organizacional. REBRAE, 2(2), 147–169. https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i2.13451

Issue

Section

Articles