A CONFIGURAÇÃO DE IMAGENS DOS GESTORES SOBRE ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i1.13310Keywords:
Configuração de imagens, Estratégia, ImagensAbstract
A forma como os gestores definem e implementam estratégias também depende das imagens que eles possuem quanto ao conceito de estratégia. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar as imagens de estratégia organizacional, sob a ótica dos gestores. Entende-se que as imagens estão organizadas como uma rede de significados ou esquemas associados e organizadas em torno de alguns elementos centrais, que são socialmente aceitos e compartilhados. A identificação das imagens mentais que os gestores têm a respeito de estratégia organizacional é relevante para aprofundar a compreensão das práticas organizacionais adotadas em um determinado ambiente competitivo. A partir das cinco dimensões propostas por Mintzberg (1987) e do Método de Configuração da Imagem (MCI), um instrumento de pesquisa já testado e validado na identificação das imagens de organizações, produtos, serviços e marcas, procurou-se identificar, em uma amostra de 46 gestores, qual sua imagem coletiva de estratégia organizacional. Os resultados deste estudo relatam a primeira exploração para propor a Técnica de Configuração de Imagens Ideativas (TCID), instrumento de suporte à consultoria buscando a qualificação da gestão empresarial.
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